A importância da manutenção preventiva

Segurança

O motivo mais importante para mantermos o carro sempre em boas condições é a segurança. E isso não se refere apenas a situações de risco, nas quais uma pane pode significar um perigo iminente — como um assalto —, mas também ao trânsito, em que uma falha de algum componente pode ser muito perigosa e provocar acidentes sérios.

Sendo assim, um carro com manutenções frequentes pode deixar o motorista muito mais tranquilo e seguro. Trata-se de um cuidado a mais, que pode até dar um trabalhinho, mas vai preservar você e sua família de riscos e muitos aborrecimentos.

Economia

Alguns cuidados com o carro podem render uma grande economia aos donos de veículos. Eles evitam que determinados problemas progridam e se tornem dispendiosos.

Assim, adiar uma manutenção, ou simplesmente não fazê-la, pode pesar futuramente no bolso do proprietário, uma vez que alguns serviços em determinados componentes podem preservar outros.

Como exemplo, pode-se citar o balanceamento de rodas, que, quando feito corretamente, preserva a suspensão e os pneus— itens considerados bem caros.

Valorização no momento da revenda

Quando chegar o momento de trocar seu carro, o seu usado será mais valorizado se estiver com tudo em perfeitas condições — tanto a mecânica quanto a funilaria. Daí a importância de manter seu carro com tudo funcionando bem e com as revisões e manutenções em dia.

Se a revenda for para pessoa física, o valor será de tabela ou próximo a ele. No entanto, se a revenda for para concessionária ou loja, certamente ele terá uma boa avaliação e contribuirá para uma boa negociação.

Vale lembrar que, na hora de vender seu veículo, você terá mais facilidade e menos dores de cabeça se ele estiver bem conservado. Um carro mal conservado demora muito para ser vendido, além de perder muito valor de mercado — cerca de 10% a 30%.

Conforto

Quem é que não gosta de conforto? Com o carro, não é diferente! Um carro macio, cheiroso, sem barulhos desagradáveis é tudo que qualquer pessoa quer, mas nem sempre é isso que vemos. O descuido com a manutenção preventiva, além de poder provocar problemas sérios no veículo, pode tornar o carro barulhento e incômodo.

Viu como fazer a manutenção preventiva é de extrema importância? Esses são os principais motivos que devem convencer qualquer proprietário de veículo a levar essa rotina a sério.

https://blog.valenteseguros.com.br/cuidados-com-o-carro-a-importancia-da-manutencao-preventiva/